23/04/2010

Pequena correcção

A propósito da tolerância do próximo dia 13 de Maio, muito gente tem aproveitado para criticar o governo e os funcionários públicos de que vão ter direito a um dia, com o país em crise e o blá blá blá do costume, que diminui a produtividade das pessoas. Gostava de mostrar que, para quem estudou destas coisas e pelo que me recordo, produtividade é quantidade produzida a dividir por unidade de tempo. Exemplificando, a produtividade pode ser cálculada pelas unidades produzidas numa hora, logo e tendo em conta as restantes variáveis constantes (Ceteris paribus o meu latim está um pouco enferrujado mas penso que é assim que se escreve), a produtividade não aumenta nem diminui em relação às horas ou dias trabalhados!! Isto é, não por se trabalhar mais que se aumenta a produtividade, o que me arrisco a dizer é que na maior parte dos casos deve é diminuir, pois o cansaço afecta o desempenho das pessoas!

Essas pessoas que falam sem sequer analisar as questões deviam era estar caladinhas, pois se vêm com histórias que estamos em crise e não deviamos folgar mais e que deviamos seguir exemplos de outros países que trabalham mais que nós, porque não sugerem então um sistema como o japonês ou até mesmo o chinês que só têm um feriado por ano (o ano novo deles), têm muito menos férias do que nós e vivem quase exclusivamente para trabalhar? Pois se acham que o nosso problema está em trabalharmos poucas horas vamos imitiar quem trabalha muito, não imitemos oa alemães ou os americanos ou os espanhóis vamos copiar o sistema chinês.

Cada país tem a sua cultura e a sua maneira de estar, sabemos que o funcionário público tem fama de mandrião (e haverá alguns que serão, podem ser muitos até) mas os que trabalham para o privado não serão também? Não fará parte da cultura portuguesa sermos um pouco mandriões? Levamos as coisas mais nas calmas e não por trabalharmos mais um dia ou menos um dia que vamos ser mais ou menos profissionais!

Sejam profissionais no dia a dia e gozem as folgas a que têm direito, deixem-se de criticas inuteis que nada de bom trazem!

Desculpem nunca gostei muito de me meter em politicas mas quem quiser criticar acho que deve pensar no que diz antes e deve sempre criticar positivamente, caso contrário volte lá para o buraco donde saiu!

Pá hoje acordei assim, a modos que criticar quem critica!

Ah e já agora aproveitem o fim-de-semana (quem não o vai passar a trabalhar, claro) que ele está aí a porta, para segunda virem fresquinhos para trabalhar!

Sem comentários: